terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dia da Animação - Programação da Mostra Nacional

O Dia Internacional da Animação é organizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA (www.abca.org.br), contando com a parceria da Associação Internacional do Filme de Animação - ASIFA .

Em 2010, na sétima edição da mostra em nível nacional e nona mundial, o Dia Internacional da Animação (www.diadanimacao.com.br) será realizado em mais de 400 cidades brasileiras, em todos os estados. É o maior evento simultâneo do gênero realizado no país, contando com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área.

Além das exibições da mostra oficial, acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento, como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições.

O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos.
Em Campo Novo do Parecis o evento acontece na próxima quinta-feira, dia 28 de outubro de 2010, no Plenário da Câmara de Vereadores, com início às 19h30.

PROGRAMAÇÃO

Tromba Trem - O estrangeiro
Dir. Zé Brandão
2D digital – 11min15seg – 2009 – Rio de Janeiro – RJ

Sinopse: Um elefante perde a memória ao cair do céu em pleno cerrado brasileiro, onde encontra uma tamanduá vegetariana e uma colônia de cupins que acreditam ser de outro planeta. Todos juntos embarcam num trem a vapor.

O Acaso e a Borboleta
Dir. Tiago Américo e
Fernanda Correa
Rotoscopia – 4min04seg – 2009 – Curitiba – PR

Sinopse: A beleza do vôo da borboleta talvez resida em sua aleatoriedade. Ora apresenta ser errático, sem destino. Ora parece ser dotado de objetivos incompreensíveis à racionalidade humana. Assim voam as borboletas. Assim caminham os homens.

Doce Ballet
Dir. Lina Fridman e Maira Fridman
Stop motion – 3min42seg – 2010 – São Paulo – SP

Sinopse: Quando menos se espera, objetos na sala criam vida e comidas se harmonizam em um delicioso ballet.


Quando as cores somem
Dir. Luciano Lagares
2D/3D – 15min – 2009 - São Paulo – SP

Sinopse: Laila percebe que as cores de suas pinturas se modificam quando ficam no escuro. O problema é resolvido com uma simples explicação feita por um cego que sugere a menina que use a imaginação ao ficar no escuro.

Bonequinha do Papai
Dir. Luciana Eguti e Paulo
Muppet
2D Digital – 4min36seg – 2010 – São Paulo – SP

Sinopse: Um videoclipe retrô-futurista, em preto e branco, sobre uma bonequinha andróide e seus amigos tecnológicos. Criado para música “Bonequinha do papai” da banda “ Pequeno Cidadão”.

Musicaixa
Dir. Jackson Abacatu
2D/Recorte digital – 2min – 2010 – Belo Horizonte – MG

Sinopse: Uma caixa de música e sua proliferação de sons.



Dias de Sol
Dir. Luciano Lagares
2D – 1min – 2005 - São Paulo – SP

Sinopse: Em dias de sol a vida rotineira parece ser mais confortável. Basta uma simples chuva de verão para por fim à rotina e transformar tudo num enorme desconforto. Inspirado pelos desenhos do filho, o inventor aproveita para exercer seu ofício, criando os guarda-chuvas de acordo com a personalidade de cada cliente.

Como comer um elefante
Dir. Jansen Raveira
2D – 5min57seg – 2008 – Niterói – RJ

Sinopse: A experiência traumatizante de uma aspirante a Miss que não consegue ler “O Pequeno Príncipe”.


Voltage
Dir. Felippe Lyra e William Paiva
Animação Tradicional / 2D / 3D / Rotoscopia – 4min15seg
– 2008 – Olinda – PE

Sinopse: Assim como sintetizadores moduladores, as pessoas se conectam entre si para atingir vários objetivos. Em Voltage, robôs meio-humanos e meio sintetizadores, movidos por doses cavalares de energia se conectam num transe elétrico e caótico.

O Divino, De Repente
Dir. Fábio Yamaji
Stop motion/2D /rotoscopia/pixilation – 6min20seg –
2009 - São Paulo – SP

Sinopse: Documentário animado com ficção experimental sobre Ubiraci Crispim de Freitas, um brasileiro comum conhecido por Divino. Trata-se de um filme contado em palavras, cantado em repentes e legendado em desenho animado.

Eu queria ser um monstro
Dir. Marão
Stop Motion/Lápis no papel- 8min- Rio de Janeiro - RJ

Sinopse: Cotidiano de uma criança com bronquite.

Nenhum comentário: