domingo, 24 de outubro de 2010

Cuiabá sedia Festival de Cinema e Vídeo a partir de amanhã


Atores Romeu Benedicto e Angélica Müller, em “Vestígios do tempo”
Filme do matogrossense Ronaldo Adriano de Alta Floresta

Produções cinematográficas regionais e nacionais invadem a capital matogrossense entre os dias 25 e 30 de outubro (segunda a sexta-feira). É a 17ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá que ocorre no Cine Teatro Cuiabá, com entrada franca.

Durante seis dias serão exibidos curtas, médias e longas-metragens matogrossenses e de outras regiões do país, com destaque ao longa “Cabeça a prêmio”, de Marco Ricca e ao curta “Vestígios do Tempo”, do matogrossense Ronaldo Adriano, do Teatro Experimental de Alta Floresta.

O Festival é realizado pelo Instituto Cultural América (Inca) e conta com a participação de 33 filmes na Mostra Competitiva, em quatro categorias, sendo 11 vídeos, 14 curtas, dois médias e seis longas.

Tema e homenageado

O tema deste ano, Eldorado, pretende discutir a antiga lenda, narrada pelos índios aos espanhóis, na época da colonização das Américas, que falava de uma cidade cujas construções seriam todas feitas de ouro maciço e cujos tesouros existiriam em quantidades inimagináveis.

No passado, o mito promoveu diversas incursões aventureiras na região e na atualidade se manifesta no imaginário popular de muita gente, que adentra ao coração do Brasil em busca de enriquecimento e fortuna fácil. Neste cenário, Mato Grosso, especialmente o Centro Oeste, é visto como o novo “Eldorado brasileiro”.

De acordo com a organização, a escolha do homenageado não poderia deixar de ser um visionário, em se tratando do desenvolvimento do cinema na região. O cineasta Geraldo da Rocha Moraes foi escolhido por ser um dos pioneiros do cinema no Centro Oeste e que leva adiante o sonho de Nelson Pereira dos Santos, desde a criação do curso de cinema na Universidade de Brasília, e Paulo Emilio Salles Gomes, criador do Festival de Cinema de Brasília.

Com informações da Assessoria do Inca

Nenhum comentário: