terça-feira, 7 de setembro de 2010

São Gonçalo: Teatro, circo e dança

Espetáculos Feiurinha e Mundus Immundus do Teatro Ogan e
Os Saltimbancos do Grupo Revelação
Representantes de Campo Novo do Parecis no 13º Fetesg

Festival de teatro abre espaço para outras manifestações em sua 13ª edição e se firma reduto formador para as artes cênicas de Mato Grosso

São 13 anos de sucesso. Uma porta ou uma escada para tantos grupos de teatro que passaram por ali e hoje vem se firmando no cenário local e nacional. O FETESG, Festival Estadual de Teatro do São Gonçalo, começa nesta quarta-feira (08) a partir das 10h. O presidente da Federação Estadual de Teatro, Jefferson Jarcem, explica que ainda há certa resistência de grupos que não querem se apresentar em festivais competitivos como este realizado pelo São Gonçalo e com apoio da Federação.

A novidade deste ano é a abertura para as Cia.(s) de dança como convidadas do evento, sendo uma forma experimental para ampliar o evento no próximo ano para um Festival de Artes Cênicas, abrindo espaço também para o circo e a dança.

O evento é realizado no Anfiteatro Dom Malan, localizado na Avenida Dom Bosco – Centro, espaço com fácil acesso ao público, com ingressos a preços populares. Este ano o Festival acontece nos dias 08 a 11 de Setembro, mantendo seu princípio de promover o intercâmbio entre grupos profissionais, amadores e estudantis, manifestando uma igualdade nos critérios estabelecidos do evento a todos teatreiros e abrindo as portas para uma diversidade de realidades e estudos, um intercâmbio entre o novo e o experiente, assim, lançando novos grupos ao mercado.


O Grupo Tibanaré é um sucesso nascido dentro do FETESG. “Não nos envergonhamos de dizer que nascemos ou tivemos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho e ampliar o nosso estudo teatral em busca de uma identidade no FETESG”. Este ano o grupo apresenta o espetáculo Flores de plástico não morrem que trabalha de modo experimental a linguagem corporal com poucas falas e dramatização do corpo.

Além deles sobem ao palco: Raio de Luz, Teatro Ogan, Grupo Gavião Real, Grupo Revelação, Teatro Faces e o Grupo Tespis.


O grupo Raio de Luz é de Campo Verde apresenta a “Canção Revoada”, uma peça infantil. O Teatro Ogan, de Campo Novo do Parecis, traz dois espetáculos um deles, “Mundus Immundus” de critica social com catadores de papelão, onde diversos atores representam a mesma personagem dando múltiplos olhares a ela e o outro um teatro infantil, "Feiurinha para Crianças". O grupo Gavião Real de Curvelândia apresenta “ A aventura de um barquinho”. O grupo Revelação também de Campo Novo do Parecis mostra a sua versão de " Os Saltimbancos" com a introdução da dança.

O teatro Faces de Primavera do Leste já é freqüentador assíduo do FESTESG e este ano apresenta os espetáculos: “O menino e o Céu”, com o drama de um menino retirante e seu jumento em busca do rio S. Francisco e o “Arlequim servidor de dois patrões” que é uma Comédia Dell’Arte com espaço para o improviso.

O grupo Tespis, podemos dizer é o anfitrião, com inúmeros estudantes do colégio S. Gonçalo, apresentam quatro peças: “Eu quero voltar a brincar”, “Puft, o fantasminha” e “O velho Gigi e seus bonecos” e “Confissões de adolescente”.

Os horários são: às 10h, 14h e 20h durante a semana, no Sábado, serão mais espetáculos com apresentações às 9h, 11h, 14h, 16h e 19h30, sempre no anfiteatro Dom Malan, no colégio S. Gonçalo. A abertura solene está marcada para esta quarta-feira às 19h30, apesar das apresentações começarem já pela manhã.
Claudio de Oliveira
Diário de Cuiabá/DC Ilustrado

Nenhum comentário: