sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Vídeo Índio Brasil mostra hoje a relação entre índios e tecnologias


Celulares, câmeras fotográficas, filmadoras, computadores e, principalmente, a internet são comuns entre os índios brasileiros

O Vídeo Índio Brasil (VIB) mostrará na noite de hoje, sexta-feira, 06, o documentário “Indígenas Digitais” que retrata como indígenas de várias etnias brasileiras estão utilizando a tecnologia para troca de informação e aprendizado.

No curta-metragem, integrantes de várias nações indígenas, como a Tupinambá (BA), a Pankararu (PE) e Bakairi (MT), relatam como celulares, câmeras fotográficas, filmadoras, computadores e, principalmente, a internet vêm sendo ferramentas importantes na busca das melhorias para as comunidades indígenas e nas relações destas com o mundo globalizado.

O filme aborda a necessidade do povo indígena de se expressar para o mundo e mostra como várias tribos dialogam entre si, conhecendo umas a realidade das outras. Uma espécie de “link” entre a tecnologia e a manutenção das tradições, permitindo a inserção dos índios no mundo globalizado, mas, principalmente, deixando que eles sejam protagonistas de sua própria história.

Além de “Indígenas Digitais”, o VIB exibe hoje o documentário “A gente luta, mas come fruta”, que traz como protagonista o povo Ashaninka do Acre que dá um show de organização social para qualquer grupo social não-indígena.

O VIB ocorre no Plenário do Fórum, as 19h30, até amanhã, sábado, 07. A entrada é gratuita. A realização em Campo Novo do Parecis é do IPC e do Ponto de Cultura Ninho do Sol.

Nenhum comentário: