quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Hoje será exibido o filme “Mokoi Tekoá Petei Jeguatá – Duas Aldeias, Uma Caminhada”

Fotoreprodução do filme “Mokoi Tekoá Petei Jeguatá – Duas Aldeias, Uma Caminhada”

O Vídeo Índio Brasil (VIB) é uma mostra de filmes e vídeos com temática indígena que, na sua 3ª edição, acontece simultaneamente em 112 cidades brasileiras.

Em Campo Novo do Parecis, o festival começou de 31 de julho e vai até o dia 07 de agosto, no Plenário do Fórum, apresentando todo dia uma programação diferente, composta de longas e curtas-metragens nas categorias documentário, ficção e animação.

Os filmes foram selecionados por uma curadoria composta de produtores culturais, antropólogos, jornalistas, críticos de cinema e indígenas.

Ganhador do prêmio de melhor filme no ForumDoc/ BH, em 2008, “Mokoi Tekoá Petei Jeguatá – Duas Aldeias, Uma Caminhada” vai ser exibido, nesta quarta-feira, 04, às 19h30.

O documentário, produzido na aldeia Guarani-Mbya, acompanha através de três jovens guarani o dia-a-dia de duas comunidades unidas pela mesma história, do primeiro contato com os europeus até o intenso convívio com os brancos de hoje. Sem matas para caçar e sem terras para plantar, atualmente os Mbya-Guarani dependem da venda do seu artesanato para sobreviver.

Nenhum comentário: