quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tangará sedia II Festival de Cururu e Siriri

Neste ultimo sábado, 17, aconteceu em Tangara da Serra o II Festival Territorial de Cururu e Siriri do Médio Norte.

Apresentação de "Os Pássaros Tangará"

O evento foi realizado no ginásio da Escola Municipal José Nodari, onde esteve presente a Comitiva Matogrossense de Cururu e Siriri, que avaliou as apresentações do Grupo Esperança de Nobres, Grupo Pixé de Nova Mutum e Os Pássaros Tangará de Tangará da Serra.

A comissão formada por sete avaliadores, escolhidos pela comissão organizadora da Federação Matogrossense, realizou a avaliação e seleção dos grupos. Foram nove critérios avaliados, entre eles estão: abertura, coreografia, interpretação e expressão corporal, afinação e ritmo, evolução e afinação, conjunto e harmonia, figurino e adereços, figuras lendárias e tema.

A comissão estará passando por todo o Estado avaliando um total de 50 grupos na qual serão selecionados 24 para as apresentações sendo classificados dois grupos por pólo, perfazendo 10 grupos selecionados e mais 14 com maiores índices técnicos para apresentações no IX Festival de Cururu e Siriri.

Neste ano, o Festival de Cururu e Siriri será realizado entre os dias 23 e 26 de setembro, na Praça do Cururu e Siriri, no bairro Porto em Cuiabá, um espaço construído especialmente para o Festival, com 6.400 m² e capacidade para receber 20 mil pessoas. O tema desta edição será "Fé e Alegria" e além do espetáculo garantido pelas apresentações de cururu e siriri, o evento agrega a feira de artesanato e o Festival de Gastronomia Típica.

Arte e cultura - folclore em destaque!

Os "Pássaros Tangará"

O grupo conta com 65 integrantes, que vai desde dançarinos a porta-bandeiras e figuras lendárias como o boi-a-serra, o pássaro de Tangará, minhocão e mãe do morro. O grupo “Os Pássaros Tangará” vem ensaiando desde fevereiro para se apresentar pela quarta vez no Festival de Cuiabá. Se o grupo for aprovado para a próxima etapa (o resultado sai em agosto), o tema do siriri será “Nordeste em Mato Grosso”, apresentando a mistura das duas culturas que tem uma rica manifestação no estado matogrossense.

Religiosidade marcante... em cada gesto, em cada passo de dança!

X Encontro de Culturas Tradicionais de Chapada dos Veadeiros

Aproveitando o ritmo dos ensaios, o grupo ira representar o Cururu e Siriri também no X Encontro de Culturas Tradicionais de Chapada dos Veadeiros que vem acontecendo desde o ultimo dia 16 e vai até dia 31 de julho.

O encontro, que é organizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge desde 2001, portanto, a 10 anos, evoluiu a partir da experiência do Festival de Cultura da Vila de São Jorge (Alto Paraíso), nascido em 1998. Simultaneamente, diversas atividades culturais em diferentes espaços propiciam, pelos cinco sentidos, uma intensa apreensão e uma vivência profunda das riquezas da Chapada.

Além de integrar mais fortemente as expressões culturais da região, o encontro promove o intercâmbio destas com realidades similares nacionais e internacionais: Santa Rosa dos Pretos/MA, Povo Kayapó/PA, Povo Krahô/TO, Ganhadeiras de Itapoã e Zambiapunga/BA, La Fanfarria/Colômbia, Maracatu Leão Coroado/PE, Violas de Cocho/MT, África Youruba Bata – Lede/Nigéria entre outros.

A produção envolve artistas que atuam em áreas diversas e com diferentes linguagens, de projeção nacional e, até mesmo, internacional, mas sempre ligados à estética das culturas populares e tradicionais como Naná Vasconcelos, Hermeto Pascoal, Siba, Roberto Corrêa, Marlui Miranda, Cordel do Fogo Encantado.

Representando Mato Grosso, três grupos do Estado participarão do Encontro, são eles: "Congo" de Nossa Senhora do Livramento, "Catireiros" de Barra do Garças e “Os Pássaros Tangará” de Cururu e Siriri de Tangará da Serra. Além disso, o mestre Alcides, membro da Federação Matogrossense de Cururu e Siriri, ministrará uma oficina de fabricação de viola-de-cocho.

Nenhum comentário: