quarta-feira, 30 de junho de 2010

Campo Novo do Parecis é selecionado no Vídeo Índio Brasil

Mostra de Cinema Indígena percorrerá todas as escolas públicas e particulares do município
Divulgação do VIB de 2009

Campo Novo do Parecis foi selecionado para exibir os filmes da Mostra de Cinema Indígena – Vídeo Índio Brasil (VIB 2010). O VIB acontecerá na cidade, através de parceria do Instituto Parecis Cultural (IPC) e o Ponto de Cultura Ninho do Sol.

O VIB consiste em uma Mostra de Cinema Indígena, com filmes sobre índios e realizados por índios, que acontecerá simultaneamente em mais de 100 cidades de todos os estados brasileiros na semana de 31 de julho a 07 de agosto de 2010.

A proposta é que o país inteiro, durante uma semana, aprenda um pouco mais sobre a cultura indígena, valorizando suas raízes, enriquecendo com o conhecimento tradicional milenar indígena, expandindo sua consciência para um Brasil mais democrático, justo e inclusivo.

Os filmes que serão exibidos foram filmados com índios ou por índios de diversas etnias como: Xavantes, Kuikuros, Xinguanos, Guaranis, Kaigangs, entre outros.

De acordo com o diretor-presidente do IPC, Vanderlei Guollo, os filmes do VIB serão exibidos de forma itinerante em escolas públicas e particulares do município. “O lançamento acontecerá no Plenário da Câmara Municipal no dia 31 de julho, aberto à toda a população, e depois um circuito itinerante chegará a todas as escolas de Campo Novo”, disse.

“Eventos como este promovem a integração entre culturas, desenvolvendo, principalmente, o respeito entre elas”, sintetizou Vanderlei. “Conhecer outras culturas, em toda a sua diversidade, como língua, vestimenta, alimentação, modo de celebrar e ritualizar, faz com que passemos a respeitá-las”, continuou.

“É incrível como, passados 500 anos, o não-índio ainda desconhece os indígenas do Brasil, considerando que todos vivem em ocas, vestem tanga e se alimentam de peixe”, concluiu.

Nenhum comentário: