domingo, 28 de março de 2010

Fórum Nacional dos Pontos de Cultura

Uma arena de discussão

Como parte da programação da Teia 2010 – Tambores Digitais, Fortaleza recebe, entre os dias 29 e 31 de março, a terceira edição do Fórum Nacional de Pontos de Cultura (FNPC), um espaço para se conhecer os Pontos, para que eles possam se conhecer melhor e, ainda, para aprofundar o debate sobre políticas públicas voltadas à Cultura no país, com ênfase nos Pontos de Cultura, Programa Cultura Viva e Sistema Nacional de Cultura.
“O FNPC têm como objetivo geral consolidar-se como uma instância permanente de atuação político-cultural, identificação de demandas e elaboração de propostas para o desenvolvimento de Políticas Públicas.”
Como o movimento de cultura é fragmentado por áreas, ao acompanhar as demandas dos Pontos, o Fórum permite seu alinhamento. É o que defende Robson Bomfim Sampaio, representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPC) do Estado de São Paulo. Ele explica que, quando organizaram o primeiro Fórum na Teia de 2007, seus mais de 500 participantes pretendiam discutir “esse novo processo político que estava se dando dentro do movimento social de cultura”. Desta forma segundo Robson, foi havendo uma maior integração entre os Pontos, um incentivo às trocas entre eles. E, ao se conhecer como Ponto, surgiu uma identidade comum.
“O movimento de cultura é muito fragmentado, não tem uma unidade e, a partir desse momento [realização do primeiro Fórum] tinha uma unidade, pois a gente conseguiu se alinhar e fazer ações conjuntas dentro da meta que era construir e consolidar o programa Cultura Viva em nossas comunidades”, diz.
Além disso, um outro objetivo do encontro é fortalecer os fóruns e redes estaduais de Pontos de Cultura. Esta arena para as pessoas discutirem as necessidades e as dificuldades é coordenada pela CNPC e ocorre após a realização dos Fóruns Estaduais e Regionais dos Pontos de Cultura, bem como depois da Teia, já que as discussões podem dar subsídio ao debate.
Só para se ter uma idéia, no II FNPC, foram aprovadas 125 resoluções específicas e 90resoluções gerais sobre políticas públicas para a cultura. O encontro realizado em 2008 reuniu 578 participantes, entre representantes da CNPC, do Ministério da Cultura, observadores e convidados.

Matéria do Teia Brasil 2010.

Nenhum comentário: